A Praia Brava

Visão geral da Praia Brava

A Praia Brava localiza-se no extremo norte da Ilha de Santa Catarina, entre a praia da Lagoinha e a praia dos Ingleses, a 38 km do centro de Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina, e é uma das praias mais belas desta cidade. O acesso se dá pela rodovia SC-401, que leva às praias do norte.

Possui cerca de 1.900m de comprimento, e está inserida entre dois costões rochosos que formam a ponta do Rapa ao norte e a ponta da Feiticeira ao sul.

Repleta de condomínios luxuosos, alguns hotéis, pousadas e imobiliárias, a praia ainda consegue exibir vasta beleza natural em seus dois costões, mesmo com visíveis agressões do ponto de vista urbanístico. Possui certa infra-estrutura para atender seus visitantes como restaurantes, mercado, bares e algumas lojas.

Nos últimos anos, muitos de seus proprietários de imóveis - organizados como Associação Praia Brava - vêm batalhando para melhorar o sistema de abastecimento de água e de saneamento, entre outras melhorias para tornar o balneário um local cada vez mais agradável para se viver e veranear.



Esporte e Lazer

Orientada no sentido noroeste – sudeste, a Brava oferece boa condição de surf, estando exposta à ação de ondulações oceânicas, principalmente as vindas do leste, sendo mais abrigada das ondulações do quadrante sul, que predominam nos meses de inverno.

Suas águas são límpidas, cristalinas e geralmente de temperatura agradável. É uma praia que nos dias com ondas maiores pede uma atenção especial ao entrar no mar para evitar afogamentos, como o próprio nome diz: “Praia Brava”. Pórem nos últimos verões, graças a ação excepcional dos salva-vidas do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de Santa Catarina, não foram registrados óbitos.

Além do Surf, diversos outros esportes ligados à natureza podem ser praticados na região. Possui pontos bons para saltos com parapente e asa delta, propicia boas pescarias em seus costões, possui trilhas de diversos graus de dificuldade em seus costões e bons mergulhos de apnéia podem ser realizados junto ao costão direito, com as devidas precauções e cuidados.

Outra opção saudável é a caminhada na areia fina da praia, desfrutando da bela paisagem. Da praia brava é possível observar a ilha do Arvoredo, que faz parte da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.

Veja mais fotos em nossa galeria de imagens!

 

Rua Felipe Schmitt, 554 - Sala 204 - Centro / apbrava@yahoo.com.br